Éderson de Oliveira Passos - UFU |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E SUAS NECESSIDADES FORMATIVAS EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO ESPECÍFICO EM MATEMÁTICA |
• Eduardo Kojy Takahashi - UFU
|
|
BETINA CAMBI - UFSCAR |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O TRABALHO COM PROJETOS |
• Maria Carolina Machado Magnus - UFSCAR
|
|
Edlauva Oliveira dos Santos |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NAS PESQUISAS NACIONAIS E REGIONAIS |
|
|
Rogério Starich Silva |
A FORMAÇÃO INICIAL E OS CONCEITOS SOBRE DOIS TEMAS CONTROVERSOS NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: INDETERMINAÇÃO E DIVISÃO POR ZERO |
|
|
Juliana Teixeira Jesus Ramos |
A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS... |
• OPHELIO WALKYRIO DE CASTRO WALVY
|
|
KELLY CRISTINE SILVA SOUZA |
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A DOCÊNCIA |
• Marcos F. Borges - UNEMAT
|
|
Lucas dos Santos Araujo |
A FRAÇÃO REPRESENTADA COMO MEDIDA DE COMPRIMENTO DE RETA |
|
|
Diogo Oliveira Soares |
A FUNÇÃO LOGARÍTMICA EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS |
|
|
UESLEI GALVÃO DO ROSÁRIO SANTOS |
A GÊNESE INSTRUMENTAL DO MATERIAL MANIPULATIVO RÉGUA TRIGONOMÉTRICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO OBJETO MATEMÁTICO REDUÇÃO AO 1º QUADRANTE |
• POLIANA SCHETTINI SILVA
|
|
Gene Maria Vieira Lyra-Silva |
A GEOMETRIA DA TARTURGA: CONTRIBUIÇÕES DO SUPERLOGO NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO |
• GREITON TOLEDO DE AZEVED
|
|
Vanderlania Feitosa da Silva |
A GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS: EXPLORANDO MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULAVEIS |
• Marilia Lidiane Chaves da Costa
|
|
Graciana Ferreira Dias |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: RESULTADOS DE UM PROJETO DE ENSINO |
• Natália Santiago Cavalcante • joselandia de jesus silva • Francisco Guimarães de Assis
|
|
Fábio José Silva Souza |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DOS PCN |
• FRANCISCA JANICE DOS SANTOS FORTALEZA
|
|
Renata Alves Costa |
A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA DO CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG (1954-2013) |
|
|
RAIMUNDO OTONI MELO FIGUEIREDO |
A HISTÓRIA DO PIBID NO IFPA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
|
José de Aquino Santos |
A HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA DE PESQUISA: UMA EXPERIÊNCIA RELACIONADA À PRODUÇÃO DE FONTES PARA COMPREENDER O PIBID |
• Larissa Pinca Sarro Gomes
|
|
Vinícius Sanches Tizzo |
A HISTÓRIA ORAL NA SALA DE AULA:UMA ABORDAGEM POSSÍVEL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
|
|
Andreza Fiorini Pérez Rivera |
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS |
• GERALDO EUSTÁQUIO MOREIRA - UNB • LEANDRO FREDERICO DA SILVA • MAURICIO RESENDE RODOVALHO • Edimar Correa e Silva • HELMA SALLA
|
|
Ana Karine Dias Caires Brandão |
A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA INTEGRAL DEFINIDA, SOB A PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA PEIRCEANA. |
|
|
Marcio Antonio da Silva |
A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA |
• JÚLIO CÉSAR GOMES DE OLIVEIRA - UFMS
|
|
WALÉRIA ADRIANA GONÇALEZ CECILIO |
A INSPEÇÃO E AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NA REVISTA A ESCOLA E NOS DOCUMENTOS OFICIAIS |
• Neuza Bertoni Pinto - PUCPR
|
|
Maria Paula Duarte O\\\' De Almeida |
A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DO PARÁ: 1890 A 1910 |
• MAYARA GABRIELLA GRANGEIRO PEREIRA • MIGUEL CHAQUIAM
|
|
ELIANE SANTANA DE SOUZA |
A INTEGRAÇÃO DA CALCULADORA PARA O ENSINO DE POTÊNCIA: UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
• Luiz Márcio Santos Farias - UFBA • Edmo Fernandes Carvalho - UFBA
|
|
Oscar Massaru Fujita - FCT/UNESP-PP |
A INTERDISCIPLINARIDADE E A CONTEXTUALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A MATEMÁTICA E O USO DOS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM |
• ERIKA APARECIDA NAVARRO RODRIGUES
|
|
Harryson Júnio Lessa Gonçalves - UFMS |
A INTERDISCIPLINARIDADE EM MATERIAIS CURRICULARES DE MATEMÁTICA DA REDE ESTADUAL PAULISTA |
• Sérgio do Nascimento Senna • DEISE APARECIDA PERALTA
|
|
Diego da Silva Gallet - PUC-CAMP |
A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• MARIA AUXILIADORA BUENO ANDRADE MEGID
|
|
Lucas da Silva Moreira |
A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA PELA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
• José Roberto Boettger Giardinetto
|
|
ANTONIO PEIXOTO DE ARAUJO NETO - UEM |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO PARANÁ A PARTIR DA DÉCADA DE 1960: O CONTEXTO PARA A CRIAÇÃO DO CURSO DE MATEMÁTICA NA UEM |
• Lucieli Maria Trivizoli
|
|
Maria Helena Palma de Oliveira |
A INTERPRETAÇÃO NARRATIVA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
• maurilio antonio valentim
|
|
MARCOS EVANDRO LISBOA DE MORAES |
A LEITURA EM BRAILLE: APROPRIAÇÃO DE MATEMÁTICA PARA ALUNO COM CEGUEIRA ADQUIRIDA |
• Scheilla de Castro Abbud Vieira • FELIPE MORAES DOS SANTOS
|
|
DIANA COSTA DINIZ |
A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO MARANHÃO |
• ANDERSON HENRIQUE COSTA BARROS
|
|
Claudio de Assis |
A LÍNGUA ESCRITA E A COGNIÇÃO MATEMÁTICA DOS SURDOS |
|
|
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim |
A LINGUAGEM MATEMÁTICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
• LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA
|
|
Adriana Stefanello Somavilla |
A LITERACIA FINANCEIRA EM DISCUSSÃO |
• CARLA RENATA GARCIA XAVIER DA SILVA • Tânia Stella Bassoi
|
|
Sérgio Freitas de Carvalho |
A LOUSA DIGITAL EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS |
• suely scherer
|
|
Rafael Machado da Silva |
A MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO E EMANCIPAÇÃO SOCIAL |
• Daiane Aparecida Alves Gomes • Maria A. Lima Piai
|
|
Davina Raquel Gon‡alves de Gon‡alves |
A MATEMÁTICA DO COTIDIANO E A MATEMÁTICA ESCOLAR: O JOGO DE “BOLIJA” |
• Marta Cristina Cezar Pozzobon
|
|
Maria Inmaculada Chao Cabanas - UNESA |
A MATEMATICA ESCOLAR REDUZIDA A FAZER CONTAS: UMA REPRESENTAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR? |
|
|
Nádia Maria Jorge Medeiros Silva - UNIVALE |
A MATEMÁTICA KRENÁK E A SUA INVISIBILIDADE |
|
|
MIGUEL JOCÉLIO ALVES DA SILVA |
A MATEMÁTICA MODERNA NO CONTEXTO DA RENOVAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ESTADO DO CEARÁ |
• Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR
|
|
Rosimeire Aparecida Soares Borges - UNIVÁS |
A MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO PRIMÁRIO NA DÉCADA DE 1960: UM OLHAR SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS |
• Juliana Chiarini Balbino Fernandes - UNIFESP
|
|
CRISTIANE BORGES ANGELO - UFPB |
A MATEMÁTICA NA ESCOLA NORMAL REGIONAL DE CATOLÉ DO ROCHA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PONTOS DE PROVAS |
• Gláuciely Eleutério Eustáquio • MARIANA DE MACEDO VIDAL
|
|
Eliana Maria de Jesus |
A MATEMÁTICA NO ENSINO PRIMÁRIO NO GRUPO ESCOLAR CASTRO ALVES EM JEQUIÉ- BAHIA (1934-1971) |
• JANICE CASSIA LANDO
|
|
VÂNIA MARIA FAZITO REZENDE TEIXEIRA |
A MATEMÁTICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA TECNOLÓGICA DE ELETROELETRÔNICA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO SISTEMAS LINEARES EM CIRCUITOS |
|
|
Viviane Barros Maciel |
A MODERNIZAÇÃO NO ENSINO DE ARITMÉTICA NOS MANUAIS DE RENÉ BARRETO (1912-1915) |
|
|
Josias Pedro da Silva |
A NATUREZA FALIBILISTA DA MATEMÁTICA, A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA APROXIMAÇÃO |
• Iranete Maria da Silva Lima
|
|
Andrielly Viana Lemos |
A NOÇÃO DE ÂNGULO: UMA ANÁLISE EPISTÊMICA E COGNITIVA |
• Carmen Teresa Kaiber
|
|
Cleusiane Vieira Silva |
A NOÇÃO DE ECOLOGIA DO DIDÁTICO APLICADA AO CONCEITO DE SIMETRIA ORTOGONAL |
• Saddo Ag Almouloud - PUC-SP
|
|
SALETE PEREIRA DE ANDRADE |
A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLARIDADE EM CICLOS E A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA |
|
|
Vicente Henrique de Oliveira Filho |
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
• Rosana Maria Gessinger • GILBERTO TAVARES DOS SANTOS
|
|
Rodrigo Medeiros dos Santos |
A PESQUISA E OS CONTEXTOS DA PRODUÇÃO: A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NOS PROGRAMAS BRASILEIROS DE PÓS-GRADUAÇÃO |
• Dario Fiorentini
|
|
Filipe Santos Fernandes |
A PESQUISA SOBRE A POSIÇÃO CIENTÍFICO-ACADÊMICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: UM EXERCÍCIO DE SISTEMATIZAÇÃO EM OLHARES HISTORIOGRÁFICOS |
|
|
ALUSKA DIAS RAMOS DE MACEDO |
A PRÁTICA PROFISSIONAL DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O INÍCIO DE UMA PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA |
|
|
Leandro Bordin |
A PRESENÇA DAS ETAPAS DE IDENTIFICAÇÃO, FISSURAÇÃO E SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FRAÇÕES NO LIVRO DIDÁTICO |
• Letícia Ribeiro Lyra • lucia menoncini
|
|
Aline dos Reis Matheus |
A PROBLEMÁTICA DA PROVA EM TRÊS EPISÓDIOS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
|
|
José Roberto Boettger Giardinetto |
A PROCESSUALIDADE HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA NA DIALÉTICA DO SINGULAR-PARTICULAR-UNIVERSAL: UM DÉFICIT TEÓRICO NO IDEÁRIO MULTICULTURAL |
|
|
Mariana dos Santos Cezar |
A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS MATEMÁTICOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS |
• Rodolfo Chaves
|
|
Sandra Aparecida de Oliveira Baccarin |
A PRODUÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES DA LICENCIATURA: EM DISCUSSÃO A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA |
• Jhone Caldeira Silva • REGINA DA SILVA PINA NEVES - UNB
|
|
Janaina Proença Candido |
A PRODUÇÃO TEÓRICA SOBRE EVASÃO ESCOLAR NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NOS PERÍODOS DE 2006 A 2016 |
• Magda Alves de Paula • Denise Barbosa Dos Santos • Edslei Rodrigues de Almeida
|
|
Susan Quiles Quisbert |
A RELAÇÃO ENTRE MATERIAIS CURRICULARES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
|
|