SILVANA HOLANDA DA SILVA - UECE |
SABERES DOCENTES SOBRE O ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Larissa Elfisia de Lima Santana • Rayssa Melo de Oliveira
|
|
Jose Carlos Santana Queiroz |
SABERES E ATITUDES NECESSÁRIOS A DOCÊNCIA DE MATEMÁTICA: CORTES E RE-CORTES |
• Geovane Duarte Borges
|
|
VANIA LUCIA MACHADO |
SABERES E FAZERES MATEMÁTICOS INTEGRADOS AO COTIDIANO DO PRODUTOR RURAL |
|
|
SIMONE SILVA DA FONSECA |
SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS NO PRIMÁRIO EM SERGIPE: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS? (1911-1930) |
|
|
JOANA KELLY SOUZA DOS SANTOS |
SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS PARA O ENSINO PRIMÁRIO: UM EXAME DA REVISTA A ESCOLA QUE CIRCULOU EM SERGIPE (1900 – 1925) |
• Janayna Bispo Santana • Laurinda Graciele Alves Feitosa
|
|
Yohana Taise Hoffmann |
SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS PRESENTES NAS REFORMAS CURRICULARES DE SANTA CATARINA (1904-1914) |
|
|
Martha Raíssa Iane Santana da Silva |
SABERES MATEMÁTICOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO PAULISTA, 1950 A 1970. |
|
|
Gabriela Castro Silva Cavalheiro |
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CLASSIFICAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS EM TERMOS DE ENGAJAMENTO PÚBLICO |
|
|
Everaldo Gomes Leandro - UFSCAR |
SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA À APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS E ATIVIDADES DE ENSINO |
• LÍVIA DE OLIVEIRA VASCONCELOS • Maria do Carmo de Sousa - UFSCAR
|
|
Laurinda Ramalho de Almeida |
SENTIMENTOS EXPRESSOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: A AULA DE MATEMÁTICA EM FOCO |
• Sandra Maria Nascimento de Mattos
|
|
Virlane Nogueira Melo Pedrosa |
SEQUÊNCIA FEDATHI EANÁLISE DE ERROS CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES ATRELADO AO JOGO FRACTION MATCHER |
• ANA CLÁUDIA MENDONÇA PINHEIRO - UFC • Daniel Brandão Menezes - UFC • Francisca Claudia Fernandes Fontenele
|
|
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA |
SIGNOS PRODUZIDOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA E O CONHECIMENTO DOS ALUNOS |
• Karina Alessandra Pessoa da Silva
|
|
Sandy da Conceição Dias |
SIMON STEVIN E OS NÚMEROS DECIMAIS |
|
|
Gabriele de Sousa Lins Mutti - UNIOESTE -PR |
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ (SAEP) E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
• Patrick Bellei - UNIOESTE-PR • Tiago Emanuel Klüber
|
|
Flávia Aparecida Britto |
SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA MINEIRA NA REVISTA DO ENSINO (1925 E 1926) |
• Maria Laura Magalhães Gomes
|
|
ADRIANA DE SOUZA LIMA - COLéGIO PEDRO II |
SPIGMATH: EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Ilydio Pereira de Sa
|
|
Margareth Aparecida Sacramento Rotondo |
SUBTRAIR: ESCOLA-PESQUISAR PRODUZINDO FORMAÇÃO |
• Giovani Cammarota Gomes - UFJF
|
|
Adriana Helena Borssoi |
TAREFAS DESENCADEADAS EM AULAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA |
• Karina Alessandra Pessoa da Silva • Elaine Cristina Ferruzzi
|
|
maria emilia melo tamanini zanquetta |
TDAH, SURDEZ E ENSINO DE MATEMÁTICA: O CÁLCULO MENTAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA |
• Clélia Maria Ignatius Nogueira
|
|
suely scherer |
TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ESTÉTICA PARA MATERIAIS DIDÁTICOS DE CÁLCULO I |
• Vanessa Rodrigues Lopes
|
|
Cícero Félix da Silva |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O USO DO BLOG |
• Marilia Lidiane Chaves da Costa
|
|
Maria Dalvirene Braga |
TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO |
|
|
Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel |
TENSIONAMENTOS EM MULTIPLICIDADE: A LINGUAGEM MIDIÁTICA NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA |
• Deise Maria Xavier de Barros Souza • JÚLIO CÉSAR GOMES DE OLIVEIRA - UFMS • LUDIANE FELIX BERTO
|
|
Débora Karyna dos Santos A. B. da Silva |
TEOREMA DE PITÁGORAS E AS ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS DE GALPERIN: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS SURDOS E OUVINTES |
• Lidiane Pereira de Carvalho • José Jefferson da Silva
|
|
Gerson Silva Barbosa |
TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICA E SUAS INFLUÊNCIAS NA SALA DE AULA |
|
|
Maria de Fatima Costa Leal |
TEORIA E PRATICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL:O CASO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
|
|
MARCIO UREL RODRIGUES |
TIPOS DE PARCERIAS CONSTITUÍDAS PELAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO PIBID/MATEMÁTICA NO BRASIL |
• Rosana Giaretta Sguerra Miskulin • Luciano Duarte da Silva • Nilton Cezar Ferreira • Acelmo de Jesus Brito - UNEMAT • EDIEL PEREIRA DE MACEDO
|
|
Vanessa de Paula Cintra |
TRABALHO COM PROJETOS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
|
|
Elisângela Bastos de Melo Espindola - UNESA |
TRABALHO DOCUMENTAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E PROJETO DE ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL |
|
|
Leonardo José da Silva |
TRABALHO GRUPAL NA EJA: CONSTRUINDO PONTES E FAZENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
• ALEX DE ASSIS LAURIA
|
|
MARCIO OLIVEIRA DESQUIVEL - UNIFESP |
TRABALHOS MANUAIS: UM LUGAR PARA GEOMETRIA NA ESCOLA DE ENSINO PRIMÁRIO |
|
|
Jakelline de Aquino Batista |
TRABALHOS SOBRE RAZÃO E PROPORÇÃO NOS X E XI ENCONTROS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
• THAINA DE NAZARE SILVA DE LIMA
|
|
Relicler Pardim Gouveia |
TRAÇOS HISTÓRICOS DA CULTURA MATEMÁTICA ESCOLAR: O ESTUDO DE GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDAS NO LIVRO DIDÁTICO ARITHMETICA ELEMENTAR ILLUSTRADA (1879-1960) |
• Luiz Carlos Pais
|
|
Sonner Arfux de Figueiredo |
TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM E A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO CICLO |
• NIELCE MENEGUELO LOBO DA COSTA
|
|
Agnaldo da C. Esquincalha |
TRANSFORMAÇÕES EM GRÁFICOS DE FUNÇÕES COM GEOMETRIA DINÂMICA |
• Andrea Zander Vaiano • Priscilla Machado da Rocha de Castro - UERJ
|
|
Luana Vieira Ramalho |
TRIGONOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
• Marilena Bittar
|
|
Sonia Barbosa Camargo Igliori |
UM ASPECTO DA INCERTEZA: LÓGICA DIFUSA NO AMBIENTE R |
• Péricles César de Araújo - UEFS
|
|
Patricia Santos da Silva |
UM BREVE PANORAMA SOBRE OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE ESTUDANTES SURDOS NAS PESQUISAS BRASILEIRAS |
• Armando Traldi Junior
|
|
Gustavo Miranda |
UM CASO (INSUBORDINADO) NO ENSINO DE CÁLCULO EM PRINCÍPIOS DO SÉCULO XX: O CALCULUS MADE EASY |
|
|
José Ivanildo de Lima |
UM CONSTRUTO TEÓRICO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES DE FORMADORES DE PROFESSORES |
• edileusa do socorro valente belo
|
|
José Carlos Oliveira Costa - FSA |
UM CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO VOLTADO ÀS ENGENHARIAS E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO |
|
|
ELYS VANNY FERNANDA RODRIGUES DE OLIVEIRA |
UM ESTUDO ACERCA DE CONHECIMENTOS DAS ESTRUTURAS ADITIVAS E DO SEU ENSINO |
• Angélica da Fontoura Garcia Silva
|
|
Regina Lucia da Silva |
UM ESTUDO ANALÍTICO ACERCA DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALGÉBRICOS ENVOLVENDO PROFESSORES E ESTUDANTES |
• Etienne Lautenschlager • Josevaldo de Almeida Lago • Alessandro Jacques Ribeiro
|
|
Angélica da Fontoura Garcia Silva |
UM ESTUDO DAS FRAÇÕES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS NA PERSPECTIVAS DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
• Joelma Cruz de Oliveira Freire • raquel factori canova
|
|
Maria Benedita Barbosa da Silva |
UM ESTUDO DE CASO DOS PROFESSORES DE MATMÁTICA FORMADOS NA UNIVERIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA) NOS ANOS DE 2010 A 2014 |
• ANTONIA EDNA SILVA DOS SANTOS • ELANE FERREIRA PINTO
|
|
ELIS REGINA DE OLIVEIRA PINTO |
UM ESTUDO HERMENÊUTICO SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA ÁLGEBRA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS |
• Fabiane Mondini
|
|
Elisson dos Santos Morales - UCB |
UM ESTUDO SOBRE A ABORDAGEM DOS NÚMEROS IRRACIONAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
• JORGE CÁSSIO COSTA NÓBRIGA
|
|
Paulo Roberto dos Santos |
UM ESTUDO SOBRE A TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
• Cintia Aparecida Bento dos Santos
|
|
Leonarda Erineuda Alves |
UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE 6º ANO A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE CATEGORIAS DE DESEMPENHO E NÍVEIS PROFICIÊNCIA DO SPAECE |
• Maria Patrícia Freitas de Lemos - UFPI
|
|
Mirian Maria Andrade |
UM ESTUDO SOBRE AS NOTAS DO ESSAIS... DE LACROIX |
|
|
Robson Candeias Macedo |
UM ESTUDO SOBRE ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA COM A CURVA NORMAL |
• JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO • Ruy Cesar Pietropaolo
|
|
ISABELA FERNANDA MELO DE MOURA |
UM ESTUDO SOBRE O CÁLCULO RELACIONAL E O NUMÉRICO EM PROBLEMAS DE COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA |
• Elisângela Bastos de Melo Espindola - UNESA
|
|
André Pereira da Costa |
UM ESTUDO SOBRE O PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ESTADO DE PERNAMBUCO |
• Marilene Rosa dos Santos
|
|
Luciana Miyuki Sado Utsumi - UMESP |
UM ESTUDO SOBRE OS SABERES FORMATIVOS DO FORMADOR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA |
|
|
JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO |
UM ESTUDO SOBRE PROBABILIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SIGNIFICADOS, REPRESENTAÇÕES E CONTEXTOS |
• César Diogo Bezerra da Silva • Tiago dos Santos Paraiba - UFRPE
|
|
Lucieli Maria Trivizoli |
UM ESTUDO/CLASSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO EIXO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO XI ENEM |
• LORENA CAROLINA ROSA BIFFI • Vanessa Cristina Rhea - UEM • Wynston Anunciado Olimpio • ANTONIO PEIXOTO DE ARAUJO NETO - UEM • Eliane Siviero da Silva
|
|
MARCOS HENRIQUE SILVA LOPES |
UM MANUAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PELA CADES E SUA PERSPECTIVA SOBRE COMO ENSINAR |
• Luzia Aparecida de Souza
|
|
Ivan Cruz Rodrigues |
UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES QUE ABORDAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL |
|
|
kézia Cristiane de Mendonça Pereira - UFRN |
UM OLHAR PARA O CURSO DE MATEMÁTICA/EAD DA UFERSA EM GROSSOS/RN (2011 A 2015) |
• Liliane dos Santos Gutierre - UFRN
|
|
Liege Priscila de Medeiros - UFRN |
UM OLHAR PARA O CURSO DE TREINAMENTO DE PROFESSORES LEIGOS EM CAICÓ/RN (1963 A 1965) |
|
|