Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
Dissertações |
Dissertações defendidas em programas de mestrado no país. A lista está em ordem alfabética por sobrenome dos autores. ANDRADE, Mirian Maria. Ensino e aprendizagem de estatística por meio da modelagem matemática : uma investigação com o ensino médio. Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. 2008 Orientadora: Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki. [pdf] 193 p. BARRETO, Antonio Rodolfo. Uma abordagem histórica do desenvolvimento da Estatística no Estado de São Paulo. Rio Claro: UNESP, 1999. Orientador: Sérgio Roberto Nobre. BIAJONE, Jefferson. Trabalho de Projetos: possibilidades e desafios na formação estatística do Pedagogo. Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas (SP). 2006. Orientadora: Dione Lucchesi de Carvalho. [pdf] 250 p. BIGATTÃO Jr., Pedro Alceu. Concepção do Professor de Matemática sobre o Ensino da Estocástica. Programa de Pós Graduação da PUC-SP (SP), 2004. Orientadora: Cileda Coutinho Queiroz e Silva. [pdf] 150 p. CAETANO, Simone Silva Dias. Introduzindo a Estatística nas séries iniciais do Ensino Fundamental a partir de material manipulativo: uma intervenção de Ensino. Programa de Pós Graduação da PUC-SP (SP), 2004. Orientadora: Sandra Maria Pinto Magina. CAVALCA, A. de P. V. Espaço e representação gráfica: visualização e interpretação. Programa de Pós Graduação da PUC-SP (SP), 1997. COSTA, C. A. da. As concepções dos professores de Matemática sobre o uso da modelagem no desenvolvimento do raciocínio combinatório no Ensino Fundamental. Programa de Pós Graduação da PUC-SP (SP), 2003. COUTINHO, C. de Q. e S. Introdução ao conceito de probabilidade por uma visão frequentista: estudo epistemológico e Didático. Programa de Pós Graduação da PUC-SP (SP), 1994. Orientadora: Tânia Maria Mendonça Campos. DE TONI. Marijane Paese. A compreensão da Estatística a partir da Utilização da Planilha. EDUCEM (Mestrado em Educação Matemática e Ciências) Programa de Pós Graduação da PUCRS (RS). 2006. Orientador: Lorí Viali. [pdf] ESTEVES, I. Investigando os fatores que influenciam o raciocínio combinatório em adolescentes de 14 anos - 8ª série do Ensino Fundamental. Programa de Pós Graduação da PUC-SP (SP), São Paulo, 2001. FIGUEIREDO, Auriluci de Carvalho. Probabilidade Condicional: Um enfoque de seu ensino-aprendizagem. Programa de Pós Graduação da PUC-SP (SP), 2000. Orientador: Benedito Antônio da Silva. GONÇALVES, Mauro Cesar. Concepções de professores e o ensino de probabilidade na escola básica. Programa de Pós Graduação da PUC-SP (SP), 2004. Orientador: Cileda de Queiroz e Silva Coutinho. [pdf] HEY, Amaury Ubiratan Borges. Uma proposta metodológica para a aprendizagem de estatística – contribuições da engenharia didática. Florianópolis: Pós Graduação em Engenharia de Produção. UFSC, 2001. Orientador: Ricardo Miranda Barcia. [pdf] 107 p. JACOBINI, Otávio Roberto. A modelação matemática aplicada no ensino de Estatística em cursos de Graduação. UNESP, Rio Claro-SP, 1999. Orientador: Maria Lucia Lorenzetti Wodewotzki. LOPES, Celi Aparecida Espasandin. A Probabilidade e a Estatística no Ensino Fundamental: uma análise curricular. Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas (SP), 1998. Orientador: Regina Célia Carvalho Pinto Moran. [pdf] MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. Professores e Alunos Construindo Saberes e Significados em um Projeto de Estatística para 6a série: estudo de duas experiências em escolas pública e particular. Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas (SP), 2002. Orientadora: Dione Lucchesi de Carvalho. 218 p. MILAGRE, Robson Amaral. Estatística: uma proposta de ensino para os cursos de administração de empresas. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção/UFSC, 2001. Orientador: Amir Mattar Valente. [pdf] 160 p. MONTEIRO, Carlos E. F. Interpretação de gráficos sobre economia veiculados pela mídia impressa. UFPE, Recife, 1998. NOVAES, Diva Valério. A mobilização de conceitos estatísticos: estudo exploratório com alunos de um curso de Tecnologia em Turismo. Programa de Pós Graduação da PUC-SP (SP), 2004. Orientador: Cileda de Queiroz e Silva Coutinho. [pdf] 101 p. OLIVEIRA, Paulo Iorque Freitas de. Título do trabalho: A estatística e a probabilidade nos livros didáticos de matemática do ensino médio. EDUCEM (Mestrado em Educação Matemática e Ciências). PUCRS (RS). 2006. Orientador: Lorí Viali. [pdf] OLIVEIRA, P. R. V. de. A cidadania no livro Didático de Matemática: um diagnóstico a partir dos temas transversais trabalho e consumo. Programa de Pós Graduação da PUC-SP (SP), 2004. PANAINO, R. Estatística no Ensino Fundamental: uma proposta de inclusão de conteúdos matemáticos. UNESP, Rio Claro-SP, 1998. Orientador: Maria Lucia Lorenzetti Wodewotzki. SANTOS, S. da S. A formação do professor não especialista em conceitos elementares do bloco Tratamento da Informação: um estudo de caso no ambiente computacional. Programa de Pós Graduação da PUC-SP (SP), 2003. SILVA, Cláudia Borim da. Atitudes em relação à Estatística: um estudo com alunos de graduação. Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas (SP), 2000. Orientador: Márcia R. F. Brito. [pdf] SILVA, Ismael de Araújo. Probabilidades: a visão Laplaciana e a visão freqüentista na introdução do conceito. Programa de Pós Graduação da PUC-SP (SP), São Paulo, 2002. Orientador: Saddo Ag Almouloud. SOUZA, Cibele de Almeida. A distribuição binomial no ensino superior. Programa de Pós Graduação da PUC-SP (SP), 2002. Orientador: Saddo Ag Almouloud. [pdf] 143 p. SOUZA, Kennedy Medeiros Tavares de. A utilização dos meios tecnológicos no ensino aprendizagem de estatística. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2002. Orientador: Amir Mattar Valente. STELLA, Cristiane Aparecida. Um estudo sobre o conceito de média com alunos do Ensino Médio. Programa de Pós Graduação da PUC-SP (SP), 2003. Orientadora: Siobhan Victoria Healy. [pdf] 150 p. STURM, W. As possibilidades do ensino de análise combinatória sob uma abordagem alternativa. UNICAMP, Campinas – SP, 1999. Orientadora: Dione Lucchesi de Carvalho. [pdf] (*) VILAS BOAS, F. L. Desenvolvimento de um sistema computacional para o ensino de Estatística à distância. Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária. Universidade Federal de Lavras - UFLA, Lavras - MG, 2004. Obs. (*) Para baixar os arquivos da Unicamp é preciso registrar-se no sistema de bibliotecas. |
Conteúdo (GT 12): Irene Cazorla e Lorí Viali - Programação (GT 12): Lorí Viali (viali at pucrs ponto br) |