Sociedade Brasileira de Educação Matemática

Artigos

Lista de artigos publicados, em formatos variados, organizados por autor. Para cada autor a listagem obedece uma ordem cronológica onde as publicações mais recentes aparecem primeiro.

ALVES, M. I. F., MONTEBELLO, M. I. de L, LACERDA, T. H., SANTORE, M. O. C.  Uma proposta para o ensino de Estatística nos cursos de Engenharia. Livro de resumos do XVI SINAPE, 2004.

ANDRADE, A. M., ALONSO, E. P.  Projeto estatística. Anais do VII EPEM. São Paulo, 2004.

APARÍCIO, A. S, BAZÁN, J. L., ABDOUNUR, O. J. Atitude e Desempenho em relação à Estatística em professores de ensino fundamental no Peru. Anais do VII EPEM, São Paulo, 2004.

ARA, Amilton Braio, MUSETTI, Ana Villares.  Avaliação de uma nova metodologia no ensino de Estatística para o curso de Engenharia. COBENGE 2001. p. 246-50. 5 p.

ARA, Amilton Braio.  Ensino de Estatística no curso de Engenharia. 7 p.

BITTENCOURT, Hélio Radke, VIALI, Lorí. Contribuições para o ensino da distribuição normal ou curva de Gauss em cursos de Graduação. III SIPEM (Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática). Águas de Lindóia, São Paulo. De 11 a 14 de outubro de 2006.

BAYER, Arno, ECHEVESTE, Simone, BITTENCOURT, Hélio Radke, ROCHA, Josy. Preparação do formando em Matemática - Licenciatura Plena para lecionar Estatística no Ensino Fundamental e Médio. In: V ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2006, Bauru. V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2006. v. 5.

BAYER, Arno, ECHEVESTE, Simone, BITTENCOURT, Hélio Radke, ROCHA, Josy. O ensino da Estatística na Escola na Percepção dos Formandos em Matemática. Educação Matemática em Revista (São Paulo), v. 18/19, p. 84-89, 2006.

BAYER, Arno, ECHEVESTE, Simone, BITTENCOURT, Hélio Radke, ROCHA, Josy. Um Estudo sobre o nível de conhecimento dos alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre Estatística. In: III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006, Águas de Lindóia. III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006.

BAYER, Arno, BITTENCOURT, Hélio Radke, ECHEVESTE, Simone, ROCHA, Josy. Educação Estatística: perspectivas e desafios. Acta scientiae, Canoas/RS, v. 7, n. 1, p. 103-109, 2005.

BAYER, Arno, ECHEVESTE, Simone, ROCHA, Josy, BITTENCOURT, Hélio Radke. Estatística fácil: desenvolvendo os conceitos de estatística através de jogos e atividades. In: XVII EREM - Encontro Regional de Educação Matemática, 2005, São Leopoldo. XVII EREM - Encontro Regional de Educação Matemática. São Leopoldo: Cultural, 2005. v. 1. p. 1-12.

BAYER, Arno, ECHEVESTE, Simone, ROCHA, Josy, BITTENCOURT, Hélio Radke. Probabilidade na Escola. In: III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005, Canoas. III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005. v. 1. p. 1-12.

BAYER, Arno, ECHEVESTE, Simone, ROCHA, Josy, BITTENCOURT, Hélio Radke. Estatística divertida: Trabalhando com gráficos na escola. In: III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005, Canoas. III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005. v. 1. p. 1-12.

BAYER, Arno, BITTENCOURT, Hélio Radke, ROCHA, Josy, ECHEVESTE, Simone. Formandos em Matemática x Estatística na Escola: Estamos Preparados?. In: XII Simpósio Sul brasileiro de Ensino de Ciências, 2004, Canoas. Anais do XII Simpósio Sul brasileiro de Ensino de Ciências, 2004. v. 1. p. 1-12

BAYER, Arno, BITTENCOURT, Hélio Radke, ROCHA, Josy, ECHEVESTE, Simone. Estatística e a sua História. In: XII Simpósio Sul brasileiro de Ensino de Ciências, 2004, Canoas. Anais do XII Simpósio Sul brasileiro de Ensino de Ciências, 2004. v. 1. p. 1-12.

BAYER, Arno, ECHEVESTE, Simone, FÉLIX, Vanderlei. Estatística no ensino fundamental e médio: como os professores de Matemática estão se preparando para este desafio. In: II Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, Santos - São Paulo. Estatística no ensino fundamental e médio: como os professores de Matemática estão se preparando para este desafio, 2003. v. 1. p. 1-5.

BUEHRING R. S., FLORES, C. R., MORETTI, M. T. O tratamento da informação nos livros didáticos e a teoria dos registros de representação semiótica. REREMAT, p. 24-32, UFSC, 2005.

CAMPOS, Tânia Maria Mendonça, COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva, ALMOULOUD, Saddo Ag.  Mathematics Education and statistics education: meeting points and perspectives. In: 7th International Conference on Teaching Statistics, 2006, Salvador. 7th International Conference on Teaching Statistics: working cooperatively in Statistics Education, 2006.

CARNEIRO, José-Paulo Q., Da SILVA, Paulo Afonso Lopes.  Teaching Statistics in Brazil. ICOTS 5, Singapore 1998. p. 622-27. [pdf] 6 p. [I]

CARVALHO, Dione Luchesi de.  Construindo um currículo de ensino médio para formação pedagógica de adultos ADIS – A Matemática e a Estatística. Anais do VII EPEM (Encontro Paulista de Educação Matemática), São Paulo, 2004.

CARVALHO, Dione Lucchesi de, OLIVEIRA, Paulo César.  As concepções de probabilidade expressas por alunos de formação inicial de professores de matemática. XI CIAM (Conferência Interamericana de Educação Matemática). De 13 a 17 de julho. Blumenau, Santa Catarina, 2003. 15 p.

CARVALHO, Dione Luchesi de. Quatro concepções de probabilidade manifestadas por alunos ingressantes na licenciatura em matemática: clássica, freqüentista, subjetiva e formal. Anais da 25ª Reunião Anual da ANPED (Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação). Caxambú (MG), 2002. [pdf]

CARVALHO, Dione Lucchesi de, LOPES, Celi Aparecida Espasandin, OLIVEIRA, Paulo César. O Ensino da Estocástica: uma Linha Emergente de Pesquisa do Grupo Prapem. Atas da Conferência Internacional "Experiências e Expectativas do Ensino de Estatística - Desafios para o Século XXI". Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - 20 a 23 de Setembro de 1999. [html]

CAZORLA, Irene Maurício.  Estatística ao alcance de todos. III Congresso Internacional de Educação Matemática. Canoas, 20-22 de outubro de 2005. 4 p.

CAZORLA, Irene Maurício.  Tratamento da Informação na Educação Básica. VIII ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). Recife (PE), 2004. 11 p.

CAZORLA, Irene Maurício, SILVA, Cláudia Borim da., VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros, BRITO, Márcia F. de.  Análise entre os aspectos afetivos e cognitivos com o desempenho em Estatística. Livro de Resumos do 14º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. Caxambu - MG: ABE, p. 162-163, 2000.

CAZORLA, Irene Maurício, SILVA, Cláudia Borim da, VENDRAMINI, Claudette, BRITO, Márcia Regina de.  Adaptação e Validação de uma Escala de Atitudes em Relação à Estatística. In: Atas da Conferência Internacional Experiências e Expectativas do Ensino de Estatística - Desafios para o Século XXI. Florianópolis, Santa Catarina - 20 a 23 de Setembro de 1999.  p. 45-57. [html] 17 p.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Using Experimental Approaches for teaching probability: working on a project using face to face and virtual sessions. In: ICOTS 7 (7th International Conference on Teaching Statistics): working cooperatively in Statistics Education. Salvador (BH), 2006.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva.  A percepção da aleatoriedade e o ensino de probabilidades: um projeto para formação continuada de professores. In: V Congresso Ibero-Americano de educação matemática. Porto, 2005.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Introducing the study of random situations and their model building process to 14-15 years old students. REREMAT, UFSC, 2005. p. 5-13.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva, LOPES, Celi Espasandin.  O pensamento estatístico e probabilístico na educação básica. In: 15º Congresso de Leitura do Brasil. Unicamp,  Campinas (SP), 2005.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva, LOPES, Celi Espasandin, CORDANI, Lisbeth. Estatística e Probabilidade no Currículo da Escola Básica. In: Anais do VII Encontro Paulista de Educação matemática. São Paulo 2004.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva, RODRIGUES, Luciane Lopes.  A Introdução ao conceito de probabilidade no ensino fundamental por meio de processo de modelagem de situações aleatórias. In: Anais do VII Encontro Paulista de Educação matemática. São Paulo 2004.

COUTINHO, C. Q. S., LOPES, Celi Espasandin, CAZORLA, Irene, FERREIRA, Ana Cristina.  Estatística e Probabilidade na formação social do aluno da escola básica brasileira. In: Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife, 2004.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva, GOLÇALVES, Mauro César, MORAIS, Tula Maria Rocha.  A Análise de livros didáticos como ferramenta docente para o ensino de conceitos probabilísticos e estatísticos. In: Anais do VIII Encontro Nacional de Educação matemática. Recife, 2004.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva.  Modelagem, simulação e as orientações dos PCN-EF para o ensino de probabilidade. In: IX Seminário IASI de Estatística Aplicada - Estatística na Educação e Educação em Estatística. Rio de Janeiro, 2003.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva, GOLÇALVES, Mauro César.  O livro didático e a formação do professor de Matemática para o ensino de probabilidades. In: Anais do II SIPEM (Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática). Santos (SP), 2003.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva.  Introducing the study of random situations and their model building process to 14-15 years old students. In: ICOTS 6 (Proceedings of the Sixth International Conference on Teaching Statistics). Cape Town 2002.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva.  Probabilidade Geométrica: Um contexto para a modelização e a simulação de situações aleatórias com Cabri II. In: Anais da 25a Reunião Anual da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Caxambu, 2002.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Introduction aux situations aléatoires et à leur modélisation. In: EM2000. Grenoble, 2000.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva.  Cabri e a simulação de experiências aleatorias. In: CabriWorld99 (1 Congresso Internacional sobre Cabri-geomètre): selected works. São Paulo, 1999. p. 1-12.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva, HENRY, M., CAMPOS, T. M. M.  Introdução ao Conceito de Probabilidade para adolescentes. In: Anais do IV Encontro Paulista de Educação Matemática. São Paulo. 1996. p. 151-56.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva, HENRY, M., ESTEVES, I., SANTOS, A. L., JULIANI, F. A. S., PEREIRA, M. E.  Introdução ao conceito de probabilidade para adolescentes (12/13 anos - 6a série do 1 grau). In: Anais do IV Encontro Paulista de Educação Matematica. PUC-SP, São Paulo. 1996. v. 1. p. 165-70.

CURI, E. Conhecimentos prévios de alunos de uma quarta série: uma contribuição para o trabalho com o tratamento da informação. Educação Matemática em Revista, SBEM, n. 15, ano 10, p. 47-55, 2003.

ECHEVESTE, Simone, BAYER, Arno. A inclusão dos conteúdos de Estatística em livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental e Médio: uma análise histórica. In: 9º Simpósio de Educación Matemática, 2007, Chivilcoy. Memórias do 9º Simpósio de Educación Matemática, 2007. v. 1. p. 942-955.

ECHEVESTE, Simone, BAYER, Arno, BITTENCOURT, Hélio Radke, ROCHA, Josy. Conhecimento e atitude dos alunos do 3º ano do Ensino Médio sobre Estatística. In: Encontro Gaucho de Educação Matemática 2006, 2006, Caxias do Sul. Anais do EGEM 2006, 2006.

ECHEVESTE, Simone, BITTENCOURT, Hélio Radke, BAYER, Arno.  Educação Estatística: perspectivas e desafios. Actascientiae. v. 7, n. 1, p. 103-9, Jan./Jun. 2005.

FERNANDEZ, Dinara W. Xavier, FERNANDEZ, Dierê Xavier.  O Prazer de Aprender Probabilidade Através de Jogos: Descobrindo a Distribuição Binomial. Atas da Conferência Internacional “Experiências e Expectativas do Ensino de Estatística – Deságios para o Século XXI”. Florianópolis, SC.  De 20 a 23 de setembro de 1999. [html] 8 p.

FERNANDEZ, Dinara, SELAU, L. P. R.  Cadeias de Markov aplicado ao curso de Estatística. Anais da Conferência Internacional Experiências e perspectivas do Ensino de estatística: desafios para o século XXI. Florianópolis - SC, 212. 1999.

FRANT, J. B. CASTRO. M. R. de e LIMA, T. Pensamento Combinatório: Uma análise baseada na Estratégia Argumentativa. Anais da 24ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu – MG, 2001.

GONÇALVES, H. J. L.  Educação Estatística: Apontamentos sobre a Estatística nos cursos de Pedagogia - Magistério para séries iniciais do ensino fundamental. Anais do IX Seminário IASI de Estatística Aplicada, Rio de Janeiro: IMPA. 2003.

GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini, OLIVEIRA, Elly Francina Tannuri.  O ensino de Estatística na UNESP/Campus de Marília. Educação Matemática em Revista. v. 17,  ano 11, p. 9-15, 2005.

GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini, GARRUTTI, Érica Aparecida. Estatística aplicada à educação: uma análise de conteúdos programáticos de planos de ensino e de livros didáticos. Revista de Matemática e Estatística. São Paulo, v. 23, n. 3, p. 107-26, 2005.

GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini, GARRUTTI, Érica Aparecida.  Seleção de conteúdos estatísticos para a educação: Uma análise de dissertações e teses. Educação Matemática em revista - SBEM. (2005)

GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini, GARRUTTI, Érica Aparecida.  A disciplina Estatística na área de Educação: Seleção e organização de conteúdos. Educação Matemática em revista - RS, 5, p. 12-20. 2003.

GUIMARÃES, G. L., FERREIRA, V. G. G., ROAZZI, A.  Interpretando e construindo gráficos. Anais da 24ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu – MG, 2001.

GUIMARÃES, G. L.; FERREIRA, V. G. G. e ROAZZI, A. Categorização e representação de dados na 3ª série do ensino fundamental. Anais da 23ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu – MG, 2000.

JACOBINI, O. R., WODEWOTZKI, M. L. A modelagem matemática aplicada no ensino de Estatística em cursos de Graduação. Bolema, Rio Claro, ano 14, nº 15, p. 47-68, 2001.

LEMOS, M. P. F. de,  GITIRANA, V.  A Formação de professores através da análise a priori de atividades em Interpretação de gráficos de barra. Anais do VIII ENEM, Recife, 2004.

LIMA, R. C. R. de e MAGINA, S. A leitura de gráficos com crianças da 4ª série do ensino fundamental. Anais do VIII ENEM, Recife, 2004.

LIMA, L. M. Interpretação de gráficos da mídia impressa: problemas de representação e visualização. VII Encontro Nacional de Educação Matemática. Rio de Janeiro, 2001.

LOPES, Celi A. E.  Stochastics and the professional knowledge of teachers. In: ICOTS7 (7th International Conference on Teaching Statistics), Salvador (BH), 2006.

LOPES, Celi A. E.  Educação Estatística e Probabilística. In: VIII EPEM (Encontro Paulista de Educação Matemática), 2006. Campinas (SP): Faculdade de Educação da Unicamp, 2006.

LOPES, Celi A. E.  A estatística e a probabilidade na educação básica e a formação dos educadores matemáticos. In: III SIPEM (Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática). Águas de Lindóia, 2006. p. 1-14.

LOPES, Celi A. E., MEIRELLES, Elaine Cristina Soares.  Estocástica nas séries iniciais. XVIII Encontro Regional de Professores de Matemática – LEM/IMECC/UNICAMP, 2005. [pdf] 8 p.

LOPES, Celi A. E.  COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva, FERREIRA, Ana Cristina, CAZORLA, Irene M. Estatística e a Probabilidade no Currículo de Matemática da Escola Básica. In: VIII ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). Recife, 2004.

LOPES, Celi A. E.  El conocimiento profesional de los profesores y sus relaciones con la estadística y la probabilidad. In: VIII SEIEM (Simposio Investigación en Educación Matemática). Universidade de la Coruña, Coruña: 2004. p. 239-48.

LOPES, Celi Aparecida Espasandin.  O ensino de probabilidade e estatística na escola básica nas dimensões do currículo e da prática pedagógica. XVI Simposio Iberoamericano de enseñanza Matemática. Universitat Jaume I. Castellón, España, 15 a 17 de septiembre de 2004. [doc] 13 p.

LOPES, Celi A. E.  O conhecimento profissional de educadoras de infância e suas relações com estatística e probabilidade. In: Actas do XV SIEM (Seminário de Investigação em Educação Matemática). APM (Associação de Professores de Matemática). Lisboa (Portugal), 2004. p. 167-91.

LOPES, Celi A. E.  A Estatística e a Probabilidade no currículo da escola básica e a formação de professores. In: IX Seminário Iasi de Estatística Aplicada. Rio de Janeiro, 2003.

LOPES, Celi A. E.  O conhecimento profissional dos professores de educação infantil e suas relações com a probabilidade e a estatística. In: 27ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu, 2003.

LOPES, Celi A. E.  A estatística e a probabilidade no currículo da escola básica e a formação de professores. In: IX Seminário IASI de Estatística Aplicada: Estatística na Educação e Educação em Estatística. IBGE, Rio de Janeiro, 2003. p. 1-13.

LOPES, Celi A. E.  MOURA, A. R. L.  Probability and Statistics in elementary school: a research of teachers training. In: ICOTS6 (Sixth International Conference on Teaching Statistics). Cape Town (South Africa), 2002. p. 82-3.

LOPES, Celi A. E.  A Estatística na Educação de Infância. In: Actas do 1o Fórum Luso Brasileiro de Matemática na Infância. Aveiro (Portugal), 2002.

LOPES, Celi A. E.  Probabilidade e Estatística na Educação Infantil: um estudo sobre a formação e a prática do professor. In: Anais do VI EBRAPEM - A pesquisa em Educação Matemática: múltiplos olhares sobre sua produção e perspectivas teórico-metodológicas. Gráfica da Faculdade de Educação da Unicamp., 2002. p. 230-43.

LOPES, Celi A. E.  A estatística e a probabilidade provocando o desenvolvimento profissional do professor. In: VII ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática.UFRJ, Rio de Janeiro, 2001.

LOPES, Celi A. E.  A Probabilidade e a Estatística nas salas de aula da Educação Infantil. In: Actas do PROFMAT 2000, Ilha da Madeira (Portugal). p. 166-74.

LOPES, Celi A. E.  A Probabilidade e a Estatística no Ensino Fundamental: uma análise curricular. In: Actas do PROFMAT 2000, Ilha da Madeira (Portugal). p. 236-37.

LOPES, Celi A. E.  Probabilidad y estadistica en la educacion infantil: un estudio sobre la formacion y la pratica del profesor. In: IV Simposio de la Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática. Universidade de Huelva, Huelva, 2000.

LOPES, Celi A. E.,  MOURA, A. R. L.  Probabilidade e estatística na educação infantil: um estudo sobre a formação e a prática do professor. In: XI SIEM (Seminário de Investigação em Educação Matemática): investigação em educação matemática: perspectivas e problemas. Funchal, Ilha da Madeira, 2000. p. 169-78.

LOPES, Celi A. E., MORAN, R. C. C. P.   A Estatística e a Probabilidade através das atividades propostas em alguns livros didáticos brasileiros recomendados para o ensino fundamental. Atas da Conferência Internacional "Experiências e Expectativas do Ensino de Estatística - Desafios para o Século XXI". Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - 20 a 23 de Setembro de 1999. p. 167-74. [html] [pdf] 10 p.

LOPES, Celi A. E.  A probabilidade e a estatística no ensino fundamental: uma análise curricular. In: Conferência Internacional "Experiências e Perspectivas do Ensino da Estatística" - Desafios para o século XXI. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC), 1999.

LOPES, Celi A. E.   A Probabilidade e a Estatística no Currículo de Matemática do Ensino Fundamental Brasileiro. In: Atas da Conferência Internacional Experiências e Expectativas do Ensino de Estatística - Desafios para o Século XXI. Florianópolis, Santa Catarina - 20 a 23 de Setembro de 1999. p. 157-66 [html] [pdf] 13 p.

MAIA, L. de S. L.  Um estudo sobre o ensino da percentagem. Anais da 22ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu – MG, 1999.

MANTOVANI, D. M. N., VIANA, A. B. N.  Ensino de Estatística para cursos de graduação em Administração de Empresas - Novas Perspectivas. Trabalho Apresentado no VII Seminário de Administração FEA-USP, 2004. [htm]

MENDES, C. R.  A importância da Educação Estatística no Ensino Fundamental, Médio e Superior. III Congresso Internacional de Educação Matemática. Canoas, 20-22 de outubro de 2005. 6 p.

MENDES, C. R., ALVES, R. L. Uma proposta de ensino de estatística através de projetos: um desafio para sala de aula. Anais do VII EPEM, São Paulo, 2004.

MENDES, C. R. Uma análise sobre a atitude em relação à estatística, a confiabilidade e a importância atribuídas a essa ciência. Anais da 26ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu – MG, 2003.

MENDES, C. R.  Parâmetros curriculares em ação: uma proposta para o ensino de estatística através de projetos. XI CIAM (Conferência Interamericana de Educação Matemática). De 23 a 17 de julho. Blumenau, SC. 2003. 15 p.

MENDES, C. R.  Uma análise sobre a atitude em relação à estatística, confiabilidade e a importância atribuídas a essa ciência. In: 26a Reunião Anual da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2003. Poços de Caldas, MG. v. 1 [rtf] 21 p.

MONTEIRO, Carlos E. F., SELVA, Ana Coelho Viera.  Investigando a atividade de interpretação de gráficos entre professores do Ensino Fundamental In: Anais da XXIV Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu (MG), Brasil. 2001.

MONTEIRO, Carlos. E. F., SELVA, Ana Coelho Viera.  Investigando a Interpretação de Gráficos entre professores do Ensino Fundamental. In: Anais do XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste – EPENN (Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania). São Luís (MA), Brasil. 2001.

MONTEIRO, Carlos E. F. Interpretação de Gráficos: atividade social e conteúdo de ensino. Anais da 22ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu (MG), 1999.

MORAES, M. S. S. Temas transversais e estatística. Anais do VII EPEM, São Paulo, 2004.

NETO, José Machado Moita.  Estatística Multivariada: uma visão didática-metodológica. Crítica: Revista de filosofia e ensino. Maio de 2004. [htm] 6 p.

OLIVEIRA, E. F. T., GRACIO, Maria Cláudia Cabrini.  Análise a respeito de amostras aleatórias simples: uma aplicação na área de Ciência da Informação. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação.  v. 6, n. 3, p. 1-11, 2005.

OLIVEIRA, E. F. T.  Uma análise a respeito do tamanho de amostras aleatórias simples. In: Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 2004, Caxambu. 16o Sinape, 2004.

OLIVEIRA, E. F. T., GRACIO, Maria Cláudia Cabrini.  A Estatística no curso de Pedagogia da UNESP Marília. In: IX Seminário IASI de Estatística Aplicada: Estatística na Educação e educação em Estatística. IBGE, Rio de Janeiro, 2003.

OLIVEIRA, E. F. T., GRACIO, Maria Cláudia Cabrini.  Amostragem: considerações a respeito do tamanho de amostras. In: V Simpósio em Fiosofia e Ciência: Trabalho e Conhecimento: desafios e responsabilidades da Ciência. Marília, 2003.

OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri de, GRACIO, Maria Cláudia Cabrini.  O Ensino de Estatística na Graduação: Ensaios para sua Reformulação. Atas da Conferência Internacional "Experiências e Expectativas do Ensino de Estatística - Desafios para o Século XXI". Florianópolis (SC), 1999.

OLIVEIRA, E. F. T., GRACIO, Maria Cláudia Cabrini . Teching appied statistics in graduation courses: a proposal of reformulation. In: 43a. reunião anual da Rbras (Região Brasileira) da Sociedade Internacional de Biometria. Araraquara , 1999.

OLIVEIRA, E. F. T., GRACIO, Maria Cláudia Cabrini.  Repensando o ensino de Estatística na graduação. In: IX ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino). Águas de Lindóia, 1998.  p. 585-585.

PADOVAN, D. M. F. Ensinando competências: interpretação e elaboração de gráficos. Projeto - Revista de Educação Matemática, Porto Alegre: Projeto, v.2, n. 3, p. 36-37, 2000.

PENHA, P. C. da. Cidadania e matemática: um estudo curricular dos conceitos estatísticos presentes na mídia impressa e na escola. Anais do VII EPEM, São Paulo, 2004.

SANTOS, S. da S. O Tratamento da Informação nas séries iniciais: adaptando uma atividade do livro didático para o computador. Anais do VIII ENEM, Recife, 2004.

SELVA, A. C. V. Crianças da Educação Infantil explorando gráficos de barras. Anais da 27ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu – MG, 2004.

SELVA, A. C. V. Um experimento de ensino sobre a resolução de problemas de estrutura aditiva a partir de gráficos de barras. Anais da 26ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu – MG, 2003.

SILVA, Claudia Borim da, COUTINHO, C. Q. S.  The Variation Concept: a study with secondary school mathematics teachers. In: ICOTS 7 (7th International Conference on Teaching Statistics): working cooperatively in Statistics Education. Salvador (BH), 2006.

SILVA, Claudia Borim da, COUTINHO, C. Q. S.  O nascimento da Estatística e sua relação com o surgimento da Teoria de Probabilidade. São Paulo: Revista Integração. v. 1, n. 1, p. 191-96, 2005.

SILVA, C. B. da, BRITO, M. R. F. de, CAZORLA, I. M. e VENDRAMINI, C. M. M.  Atitudes em relação à Estatística e Matemática. Psico-USF, v. 7, n. 2, p. 219-28, jul./Dez. 2002.

SILVA, C. B. da, CAZORLA, I. M., VENDRAMINI, C. M. M. e BRITO, M. R. F. de.  A influência das atitudes em relação à Matemática na formação das atitudes em relação à Estatística. Livro de Resumos do 14º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. Caxambu - MG: ABE, p. 460-61, 2000.

SILVA, C. B. da, CAZORLA, I. M. e BRITO, M. R. F. de.   Concepções e atitudes em relação à Estatística. Anais da Conferência Internacional Experiências e perspectivas do Ensino de estatística: desafios para o século XXI. Florianópolis - SC, 18-29. 1999. [html]

STARKE, R. O Dominó e as probabilidades. REPPEMAT - Revista Eletrônica de Pequenas Publicações em Educação Matemática. p. 16-17. UFSC, 2005.

STELLA, C. A. O conceito de Média: Problemas de Construção X Problemas Tradicionais. Anais do VIII ENEM, Recife, 2004.

TEIXEIRA, Adriano Canabarro, PASQUALOTTI, Adriano, BERTOLETTI, Ana Carolina, PASQUALOTTI, Paulo Roberto.  ProEstWeb: Ambiente de Ensino de Probabilidade e Estatística para alunos de Ciência da Computação. Maio 2002.  [htm] 23 p.

VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros, SILVA, Marjorie Cristina da, CANALE, Michelle.  Análise de itens de uma prova de raciocínio estatístico. Maringá (PR). Psicologia em Estudo. v. 9, n. 3, Sept./Dec. 2004 [pdf] 16 p.

VENDRAMINI, C. M. M., SILVA, C. B., CAZORLA, I. M., BRITO, M. R. F. de. Análise da relação entre desempenho e atitudes em relação a Estatística. Livro de Resumos do 14º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. Caxambu - MG: ABE, p. 536-37, 2000.

VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros.  Dificuldades em Matemática e solução de problemas de Estatística. V EPEM (Encontro Paulista de Educação Matemática). São José do Rio Preto (SP), 1998. [doc] 8 p.

VIALI, Lori.  Aprender Fazendo: Como Tirar Proveito do Computador para Melhorar a Aprendizagem da Estatística. IX ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). Belo Horizonte: 18 a 21 de julho de 2007.

VIALI,  Lorí. BITTENCOURT, Hélio Radke.  As distribuições de probabilidade t, f e qui-quadrado: teoria e prática com o uso da planilha. IX ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). Belo Horizonte: 18 a 21 de julho de 2007.

VIALI, Lorí. O ensino de probabilidade com recurso da planilha. V CIBEM (Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática). Porto: 17 a 22 de julho de 2005.

VIALI, Lorí. Pitfalls to avoid in teaching probability to Engineering students when using spreadsheets. ICEE 2005 (International Conference on En-gineering Education). Silesian University of Technology, Glewice, Poland: July 25-29, 2005. p. 196-203.

VIALI, L. Uma avaliação do recurso planilha para o ensino de Probabilidade. Anais do VIII ENEM, Recife, 2004.

VIALI, Lorí. Ensino a Distância: Lecionando Estatística e Probabilidade para Engenharia Química. XXXI COBENGE (Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia). Rio de Janeiro, Brasil: 14 a 17 de setembro de 2003.

VIALI, Lorí. Using Spreadsheets and Simulation to Enhance Teaching Probability and Statistics to Engineering Students. ICEE 2002 (International Conference on Engineering Education). Manchester, England. August 18 to 22/2002.

VIALI, Lorí, VACCARO, Guilherme Roëhe. Os novos recursos computacionais e o ensino de estatística para as engenharias. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Cobenge 99. Publicação digital. Natal, RN: 12 a 15 de setembro de 1999, p. 289-96.

WODEWOTZKY, M. L. L., JACOBINI, O. R. O Ensino da Estatística no Contexto da Educação Matemática. In: Educação Matemática: Pesquisa e Movimento. 2004. p. 232-49.


Conteúdo (GT 12): Irene Cazorla e Lorí Viali - Programação (GT 12): Lorí Viali (viali at pucrs ponto br)