PULSEIRINHAS DE ELÁSTICOS COLORIDOS: UMA EXPERIÊNCIA QUE FOI DE UMA BRINCADEIRA A UMA POSSIBILIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA |
Maria Edwirgem Ribeiro da Silva |
|
|
QUADRO TRIGONOMÉTRICO: O USO DO SOFTWARE R.E.C NO ESTUDO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO CICLO TRIGONOMÉTRICO |
ANDRE L M DRABACH - UFPR |
|
|
RAZÕES ENTRE ELEMENTOS DE FIGURAS SEMELHANTES: APPLETS CRIADOS NO GEOGEBRA |
Paola Martins Siqueira |
• Gloria Maria de Souza Pessanha Teixeira da Silva - IFF
|
|
REFLEXÃO E CRIAÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Kelly Kett Sacardi |
|
|
REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR |
Gabriela Dutra Rodrigues Conrado |
• JANAINA MIDORI HIRATA • SANDRA HUNSCHE
|
|
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE TRABALHO COLABORATIVO A PARTIR DE AÇÕES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA NO PROJETO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
RONALDO BORGES |
• Luize Ariene Alves de Vasconcelos • JAILSON JOSÉ LOURENÇO • Edinalva da Cruz Teixeira Sakai • KELY FABRICIA PEREIRA NOGUEIRA • ADRIANE EIDAM
|
|
REFLEXÕES E PLANEJAMENTO: OTIMIZANDO O ESTUDO DE ESTATÍSTICA |
Daniel de Jesus Silva |
|
|
REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DO CONCEITO DE HIPÉRBOLE NO ENSINO MÉDIO |
Nayara Katherine Duarte Pinto |
• Mariana Lima Vilela • Fernanda Godoy dos Santos • NORA OLINDA CABRERA ZUNIGA
|
|
REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM SCRATCH NO ENSINO DA MATEMÁTICA |
Felipe José Rezende de Carvalho - IFPR |
|
|
REFLEXÕES SOBRE O DESIGN DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA |
Fabiane Fischer Figueiredo |
|
|
REFORÇO ESCOLAR: UM ALIADO PARA O ENSINO |
Jessica Carvalho Oliveira |
• Maria Aparecida Silva Cruz
|
|
REGISTRAR PRA QUÊ? REGISTRAR PRA QUEM? |
Rosana de Fátima Lima |
• Selene Coletti
|
|
RÉGUA E COMPASSO: O AUXÍLIO DOS JOGOS LÓGICOS NAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS |
Leandro Viana da Rosa - UFRGS |
• Marilaine de Fraga Sant Ana - UFRGS
|
|
RELAÇÃO DO CONHECIMENTO FORMAL E INFORMAL: VALORIZANDO A ETNOMATEMÁTICA |
Luzitânia Dall\\\'Agnol |
• Maria Rosana Soares
|
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID-FAFIRE: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. |
POLIANA MARIA FARIAS DE ARRUDA - FAFIRE |
• Regina Barreto dos Santos Silva - FAFIRE • Wanderson Felix Viana - FAFIRE • Karina Baltar - FAFIRE • Maria Cristiane Santos Cavalcanti
|
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO PIBID-FAFIRE: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRÁTEGIA METODOLOGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. |
Regina Barreto dos Santos Silva - FAFIRE |
• POLIANA MARIA FARIAS DE ARRUDA - FAFIRE • Wanderson Felix Viana - FAFIRE • Karina Baltar - FAFIRE • Maria Cristiane Santos Cavalcanti
|
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE EXTENSÃO “ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I” |
Celso Eduardo Brito |
• Neilson Castro Soares • Jessica Scheidegger Ferreira
|
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO |
Márcio Ponciano dos Santos |
• Maria de Fátima Costa Santos • Alanne de Jesus Cruz
|
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A GINCANA DE MATEMÁTICA: O MÁXIMO DIVISOR COMUM |
Josie Regina Kindler |
• Carla Francini Fagundes Jacobi • PAULO ROBERTO RIBEIRO VARGAS
|
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA POSSIBILITAR A COMPREENSÃO DO SISTEMAS DECIMAL A UMA TURMA DE 5º ANO DE UM DISTRITO DE OURO PRETO |
Talita Valadares |
• JOSANE GERALDA BARBOSA
|
|
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MOBILIDADE: METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA |
Angélica Ninke |
• Maria Cristina do Espírito Santo Martins • SIRLEY LEITE FREITAS
|
|
RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS BILÍNGUES |
Bruna Fagundes Antunes Alberton |
• Fernando Henrique Fogaça Carneiro
|
|
RELOGIO SOLAR DAS CAPITAIS BRASILEIRAS: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR COM O FUNDAMENTAL |
Flávio Borges do Nascimento |
• Tatiane Santos Xavier do Nascimento
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A “FEIRA DO PIBID”: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL |
Karem Keyth de Oliveira Marinho |
• Edson Pinheiro Wanzeler • FABIO JUNIOR DA SILVA CASTRO
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O TRABALHO INTERDISCIPLINAR: A EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA MONSENHOR FURTADO |
Neiva Daiane Cordeiro Gomes |
• Francisco Jeovane do Nascimento • DELMÁCIO MATOS DAS CHAGAS • ELIZIANE ROCHA CASTRO
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO |
Priscila Nunes dos Santos |
• Fernanda Zorzi
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NÃO CONVENCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: "O MÁGICO MATEMÁTICO" |
Lucinéia Candido Gonçalves |
• Ceily Cristina Bizerra de Almeida • Francisleine Garcia Ferreira
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NÃO CONVENCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DE SUGERIR BRINQUEDOS |
Gabriella Pizzolante da Silva |
• Priscila Domingues de Azevedo Ramalho
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS À TEORIA DE GRAFOS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Daniel da Rosa Mesquita |
• Marilaine de Fraga Sant Ana - UFRGS
|
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PARA PENSAR SOBRE OS EQUÍVOCOS COMETIDOS POR ESTUDANTES |
Keli Cristina Conti |
• CONCEIÇÃO APARECIDA CRUZ LONGO
|
|
RESOLUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS: ESTREITANDO A DISTÂNCIA ENTRE A PESQUISA E A SALA DE AULA |
Adeilson Pereira da Silva |
|
|
RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO ESCOLAR POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA |
Simone Nunes Vieira Garcia |
• Anielle Glória Vaz Coelho • Bruno Tizzo Borba • Rosana Sueli da Motta Jafelice
|
|
SABERES DOCENTES NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ESCRITA, NA VISÃO DOS(AS) FUTUROS(AS) PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA AO VIVENCIAREM O PIBID |
Gilberto Francisco Alves de Melo |
|
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SIMETRIA AXIAL USANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Karen Gonçalves Britis |
• PATRICIA CACHO DO NASCIMENTO • Maria Nazaré de Oliveira • Cintia Aparecida Bento dos Santos
|
|
SKATE DE DEDO E AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO |
ADNIELSON LIMA DA SILVA |
• Fabiana Pallú • MARIA LUCIA PANOSSIAN • Luciana Schreiner de Oliveira
|
|
SOFTWARE GEOGEBRA: VÍDEOS TUTORIAIS EM PROL DO ENSINO E APRENDIZAGEM DO CÁLCULO |
Daiane Leal da Conceição |
• Michel Hallal Marques • André Luis Andrejew Ferreira • Lidiane Maciel Pereira
|
|
SOFTWARE “TRUQUES MATEMÁTICOS”: O USO DO CELULAR COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Amanda Soares Bento |
• VINÍCIUS RIBEIRO GOVEIA • Francisco José de Lima
|
|
SUPERANDO AS DIFICULDADES COM A DIVISÃO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS |
Janete Jacinta Carrer Soppelsa |
• Arrigo Fontana
|
|
TDAH E MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA ESCOLAR |
Maria José Fagundes Barbosa |
• Joseli Almeida Camargo
|
|
TEATRO COMO PRÁTICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Vinícius Borovoy Santana |
• Gabriela Félix Brião
|
|
TEATRO DIDÁTICO: UM DIÁLOGO ENTRE A MATEMÁTICA E ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Hercules Gimenez |
• Cíntia Débora de Moraes Cinti
|
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AÇÃO SIMULADA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ARQUITETURA PEDAGÓGICA DE COOPERAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
KAONI CHER OLIVEIRA KENNE |
• GUILHERME VIER • Bruna Sachet • João Marcos Marques Machado • MARCUS VINICIUS DE AZEVEDO BASSO - UFRGS
|
|
TELEFONE CELULAR INTELIGENTE, UMA MÍDIA A SER CONSIDERADA PARA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA. |
Neuri Schmitz |
• Marcio Bennemann
|
|
TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: COOPERAÇÃO INTERNACIONAL |
Carlos Mario Jaramillo López - UDEA |
• Helber Rangel Formiga Leite de Almeida • Edison Alberto Sucerquia Vega
|
|
TEOREMA DE TALES: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS |
Renata Arruda Barros |
• Karen de Melo Freitas Procópio • RAFAEL VASSALLO NETO - ISERJ
|
|
TEORIA DOS GRAFOS: CONCEITOS ELEMENTARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
Jonathan Gil Müller |
• Tânia Baier
|
|
TODO DIA É DIA DE MATEMÁTICA |
Marcia Rosa Flores |
• Rosana Catarina Rodrigues de Lima
|
|
TORNANDO-SE PROFESSOR DE MATEMÁTICA... UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA SABERES MATEMÁTICOS ESCOLARES |
Isabela Magalhães Kirchmair |
• Reginaldo Fernando Carneiro - UFJF
|
|
TRABALHANDO ÁREAS DE FIGURAS PLANAS MEDIANTE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS |
Fred Augusto Pulz |
• erika isabel flores • Cátia Aparecida Palmeira
|
|
TRABALHANDO COM O WINPLOT: UM ESTUDO SOBRE AS FUNÇÕES EXPONENCIAIS |
CLAUDIA REGINA CRUZ COELHO DE JESUS |
|
|
TRABALHANDO CONCEITOS ESTATÍSTICOS A PARTIR DE UMA GINCANA: O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DE PROCESSOS INVESTIGATIVOS |
Andressa Tais Diefenthäler |
• Emanueli Bandeira Avi
|
|
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: O PROTAGONISMO DOS ALUNOS DE RECUPERAÇÃO DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Rosana Prado Biani |
|
|
TRIÂNGULOS - IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA INVESTIGATIVA |
Giovanna Mascarenhas Carneiro |
• GEISA DA COSTA CURY - UFBA • Leila Muniz Santos
|
|
TRIGONOMETRIA, RELAÇÃO ENTRE MOVIMENTOS CIRCULARES E GRÁFICOS COM A AJUDA DO GEOGEBRA |
Daniel Rodrigues Topanotti - UFRGS |
|
|
TROCANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM A BASE QUATRO |
Patrícia Perlin |
• Jucilene Hundertmarck • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes - UFSM
|
|
UM CATÁLOGO DE MATERIAIS DIDÁTICOS CONCRETOS E VIRTUAIS PARA UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA INCLUSIVA |
Ana Maria Martensen Roland Kaleff - UFF |
• Fernanda Malinosky Coelho da Rosa • Matheus Freitas de Oliveira
|
|
UM ESTUDO DA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA DO OBJETO DE APRENDIZAGEM COEFICIENTES DA FUNÇÃO AFIM |
Thiago Fragoso Gonçalves |
• Pâmella de Alvarenga Souza • Arilise Moraes de Almeida Lopes
|
|
UM ESTUDO DE CASO SOBRE AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ESTUDO DE ADIÇÃO COM REAGRUPAMENTO POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
EDYENIS RODGRIGUES FRANGO - UFF |
|
|
UM ESTUDO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL POR MEIO DE TAREFAS INVESTIGATIVAS E A TORRE DE HANÓI |
Suzana Domingues da Silva |
• Valdete dos Santos Coqueiro
|
|
UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO NA FORMA DE VIDA DIGITAL DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS |
Tatiane Cristine Bernstein |
• Ieda Maria Giongo • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
|
|