MODELAGEM MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE: O APROVEITAMENTO DA ÁGUA DO AR-CONDICIONADO NO AMBIENTE ESCOLAR |
Karina Dezilio |
• Willian Bellini
|
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E PESQUISA OPERACIONAL: UMA POSSIBILIDADE |
Tiago Weingarten |
• Rodrigo Dalla Vecchia
|
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESPIRAL DE ERVAS |
LUCAS PENTEADO |
|
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE SALAS DE CINEMA |
ELIDA MAIARA VELOZO DE CASTRO |
• Michele Regiane Dias Veronez
|
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO O TAMANHO DO PÉ |
Elise Cândida Dente |
• Márcia Jussara Hepp Rehfeldt • Marli Teresinha Quartieri
|
|
MODELAGEM MATEMÁTICA: FUNÇÃO AFIM E CORRIDA DE TÁXI |
Victor Hugo dos Santos Araújo |
• Elisângela Bastos de Melo Espindola - UNESA
|
|
MODELANDO AS EMBALAGENS: UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA |
MARCIVALDO SANTOS CANTUARIO |
• JALAUENNE DOS SANTOS SOBRINHO
|
|
MODELO MATEMÁTICO DA CURVA DE REVOLUÇÃO DE UMA TAÇA |
Paulo Beserra de Araújo Júnior |
• Eliana Gomes de Oliveira
|
|
MODELOS DE ORÇAMENTOS FAMILIARES NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA |
Érick Macedo Carvalho |
• leonardo lira de brito
|
|
MOVIMENTOS FORMATIVOS A PARTIR DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO |
Danusa de Lara Bonotto |
• MORGANA SCHELLER • Valderez Marina do Rosário Lima
|
|
NA TRILHA DA SOMA DOS NÚMEROS POSITIVOS E NEGATIVOS: CONSTRUINDO UM ALGORITMO |
Débora Eloísa Nass Kieckhoefel |
|
|
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS SOBRE O PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DE ENSINO MÉDIO EM MATO GROSSO |
Adenilse Silva de Jesus |
• REJANE RIGGO DE PAULA - UNEMAT • Cicero Manoel da Silva • Maurivan Barros Pereira • CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS - UNEMAT
|
|
NÍVEL DE CONHECIMENTO, DA MATEMÁTICA FINANCEIRA, DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL (7° E 8° ANO) |
Tiago Barbosa da Silva |
• ERIK DE ARAÚJO DELMIRO
|
|
NO CURSO DE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA MATEMÁTICA, A ESCRITA DE NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA |
Wanderleya Nara Gonçalves Costa |
|
|
NOÇÕES TOPOLÓGICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNÍCIPIO DE MANAUS, AMAZONAS. |
Erilúcia Souza da Silva |
|
|
NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE FEIRA DE SANTANA: 10 ANOS DE COLABORAÇÃO, PESQUISA, ESTUDOS E TROCAS |
Cremilzza Carla C. F. Souza |
• LARISSA BORGES DE SOUZA LIMA • ANA VIRGINIA DE ALMEIDA LUNA - UEFS
|
|
NÚMERO RACIONAL NA FORMA FRACIONÁRIA: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE DIFERENTES SIGNIFICADOS |
Meline Nery Melo Pereira |
• Mercia Cleide Barbosa Mota de Sousa • Jamerson dos Santos pereira
|
|
O ÁBACO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM UM CLUBE DE MATEMÁTICA NA ESCOLA |
Lissa Nareli dos Reis Portela |
|
|
O ÁBACO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
ANTONIO CERINO |
|
|
O BINGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Naiara Aparecida Ribeiro - UENP |
• Rafael Marques Pinheiro - UENP • Willian Damin
|
|
O BRINQUEDO NOVO DE JOÃO: A CALCULADORA E O ENSINO DA MATEMÁTICA. |
EDUARDO VIANNA GAUDIO |
|
|
O CICLO INVESTIGATIVO COMO RECURSO À APRENDIZAGEM ESTATÍSTICA: UM ENFOQUE NO PENSAMENTO ESTATÍSTICO |
MARIO DE SOUZA SANTANA |
|
|
O CLÁSSICO... A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA... E O PIBID – IFC |
Patrícia de Souza Fiamoncini |
• Taise Kock • MARIZOLI REGUEIRA SCHNEIDER • Ruy Piehowiak
|
|
O CONCEITO DE ÁREA DE TRIÂNGULOS: A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO ENVOLVENDO A CONVERSÃO ENTRE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO |
Verônica Yumi Kataoka |
• Caio Sérgio Oliveira Xavier • Aida Carvalho Vita • Eduardo Silva Palmeira
|
|
O CONSTRUCIONISMO E O USO DO SCRATCH |
Fernanda Schuck Sápiras |
• Rodrigo Dalla Vecchia
|
|
O CURSO DE MATEMÁTICA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM DESTAQUE |
Bruna Larissa Cecco |
• Cláudia Maria Grando • Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi • Rosemari Ferrari Andreis
|
|
O DESAFIO DA ÁGUA:UMA EXPERIÊNCIA COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Ceily Cristina Bizerra de Almeida |
• ELAINE CRISTINA DELELLO RIBEIRO DA COSTA • Zilmar Maria Dias Mendes • Priscila Domingues de Azevedo Ramalho
|
|
O ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DO JOGO BANCO IMOBILIÁRIO EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM TURMAS DE 6º E 7º ANOS |
Luan Martins de Oliveira |
|
|
O ENSINO DA TEORIA DE FUNÇÕES POR MEIO DA DIALÉTICA FERRAMENTA-OBJETO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
Ayrton Araujo Kiill |
• Lucas Dechem Calanca
|
|
O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO DE ALGUMAS FIGURAS POR MEIO DO GEOGEBRA |
Jeferson Ramos dos Santos |
• ROSEFRAN ADRIANO GONÇALES CIBOTTO
|
|
O ENSINO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1º GRAU VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
Geralda de Fatima Neri Santana |
• Marcelo Carlos de Proença
|
|
O ENSINO DE FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL I: LIVROS PARADIDÁTICOS, CULINÁRIA, JOGOS E TECNOLOGIAS. |
Tamires Pastore Bernardi - PUC-CAMP |
• MARIA AUXILIADORA BUENO ANDRADE MEGID
|
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DE ESTUDO DE AULA |
CAROLINA CORDEIRO BATISTA |
|
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE EJA: A IMPORTÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS NO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO |
PATRICIA BASTOS DE ALBUQUERQUE - UNEAL |
• Nayany Ferreira Barros • Harlley Thaynara Marques de Lima • Audálio Lúcio Wanderlei Neto • fernando jorge siqueira cavalcante - UNEAL
|
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUMA TURMA DE PEDAGOGIA |
Rozimeire Soares de Oliveira Porto |
• HELDER LIMA SILVA • Antonio Vital da Silva Júnior
|
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: DA ANÁLISE DE ERROS DE ALUNOS À ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULAS QUE CONTEMPLEM A UTILIZAÇÃO DE LOUSAS DIGITAIS |
Elaine Eskildssen Melhado - UTFPR |
|
|
O ENSINO DE MEDIDAS: UMA EXPERIÊNCIA COM OFICINA PEDAGÓGICA |
FRANCISCO CLEITON SOARES BARBOSA |
• Renata Freire de Oliveira - UFRN • Rubens Trindade Neto
|
|
O ENSINO DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS POR MEIO DE JOGOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO |
Rosivan Souza Reis |
• Yan Caldas dos Santos
|
|
O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
Sandra Albano da Silva |
• Alessandra Lima de Moraes Mantovani • Adriana Cozim de Oliveira Lima
|
|
O ESTÁGIO CURRICULAR E OS EFEITOS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
KÉLITON JOSÉ DA MATTA CALHEIROS |
• Heriléa Mattos da Costa
|
|
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEG - JUSSARA: REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
Renata da Silva Matos |
|
|
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: VIVENCIAS DE ALUNOS E PROFESSORES |
LOURIMARA FARIAS BARROS ALVES |
• ALEXANDRE PEREIRA SOUSA • JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE
|
|
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS E SUA RELEVÂNCIA PARA O PROFESSOR LICENCIADO EM MATEMÁTICA |
José Elyton Batista dos Santos |
|
|
O ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM, ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS NA CINEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR |
Aline Mauricio Barbosa |
• RAFAEL CORREA CASTILHO
|
|
O ESTUDO DOS PADRÕES GEOMÉTRICOS NA IGREJA DA SÉ: PROPOSTA DE UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SIMETRIA NAS FAIXAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Rafaela da Silva Ferreira |
|
|
O EXPERIMENTO “ESTRADAS PARA ESTAÇÃO” NO ENSINO-APRENDIZADO DA GEOMETRIA PLANA |
VILMAR COSTA SILVA |
|
|
O HÁBITO DE BRINCAR E O CONHECIMENTO GERADO: UMA PERSPECTIVA DE ENSINAR POR MEIO DE JOGOS |
Veronice Maria Kawalek |
• RENATA DA SILVA DESSBESEL
|
|
O JOGO AVANÇANDO COM O RESTO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE DIVISÃO |
Hugo Leonardo Lopes Costa - UFU |
• Vítor Martins do Carmo
|
|
O JOGO DAS RETAS NO PROJETO EDUCAÇÃO SEMIÓTICA EM PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES E INTERCULTURAIS |
Meyrison Leandro Lima Soares |
• Fernanda Brandalise • Isabelle Alves Trobia • José Trobia
|
|
O JOGO DE DOMINÓ COMO METODOLOGIA PARA A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Rayara Barroca Silva |
• MARCELA SANTANA SANTOS • Ariel Wesley Soares • Sheila Mara Silva dos Santos
|
|
O JOGO: UM RELATO DE SUAS POTENCIALIDADES COMO MATERIAL CURRICULAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
JULIANI PALMEIRA QUADRELLI DUTRA |
• Jeanemaira Guidotti Cavalaro • Zionice Garbelini Martos Rodrigues
|
|
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UEMS/DOURADOS |
Helena Alessandra Scavazza Leme |
• Maristela Missio • LUCAS SILVA DE FREITAS - UEMS • Renan Morel de Sena • Elisangela Melgarejo Deniz • leandro vieira lima
|
|
O NÚMERO DE OURO E SUAS APLICAÇÕES NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
José Romero da Silva Costa |
• Rômulo Alexandre Silva
|
|
O NÚMERO DE OURO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO |
Veridiana Rezende |
• Marcia Boiko dos Santos • Claudete Cargnin
|
|
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA |
REJANE RIGGO DE PAULA - UNEMAT |
• CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS - UNEMAT
|
|
O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE RESULTADOS: AS INTERVENÇÕES DE UMA ESCOLA PARA MELHORAR O DESEMPENHO EM MATEMÁTICA |
LEONARDO ALVES FERREIRA |
|
|
O PIBID E A DESCOBERTA DA SALA DE AULA |
Crislayne Raquel Santana França |
• Renata Carolaine Ribeiro da Silva • Jose Wagner de Jesus Santana
|
|
O PIBID E A MATEMÁTICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM ALUNOS DE UM SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA |
Francisca Terezinha Oliveira Alves - UFPB |
|
|
O PLANEJAMENTO COLETIVO E A PRÁTICA EM UMA SALA DE AULA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ATIVIDADE SOBRE CONTAGEM |
Débora Reis Pacheco |
• Suzete de Souza Borelli • Adriana Silva Santos • Adriana Rodrigues Cunha
|
|
O PLANEJAR COLETIVO NOS ENCONTROS DO PNAIC: MOMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGENS |
Lenir Tomazeli |
• Rute Cristina Domingos da Palma
|
|